Dupla Honra, por John Bevere

John Bevere tm se especializado em ensinar princípios e valores para a igreja de nossos dias. Em vários livros ele tem trabalhado questões relevantes como honra, lealdade, intimidade com Deus, tentações, pecados e escândalos, a pessoa e obra do Espírito Santo, só pra citar algumas.

Alguns desses livros se tornaram referência no meio cristão, como O Temor do Senhor, A Isca de Satanás, Movido pela Eternidade e mais recentemente, Kriptonita. Além desses, dois livros dele se tornaram especialmente queridos pra mim: O Espirito Santo, e A recompensa da honra. Nesse artigo, trago um trecho desse último.


A resenha oficial do livro deixa bem claro o assunto por ele tratado:

A Honra tem o poder de intensificar sua vida Em A RECOMPENSA DA HONRA, o autor de best-sellers John Bevere revela o poder e a verdade de um princípio geralmente negligenciado – a lei espiritual da honra. Se compreender o papel vital desta virtude, você atrairá bênçãos sobre sua vida hoje e também para a eternidade. Com seu estilo peculiar, John Bevere mergulha fundo nas Escrituras para demonstrar que a maneira como valorizamos, respeitamos e tratamos as pessoas determina a nossa recompensa. Ele inicia com a promessa de Deus: “Honrarei aqueles que me honram”. Este livro lhe ensinará como honrar o seu Criador, os membros de sua família, as autoridades, e aqueles que fazem parte do seu mundo.
John Bevere entrelaça exemplos bíblicos e histórias pessoais para demonstrar os três níveis de Recompensa da Honra:
  1. O pleno galardão para aqueles que valorizam e respeitam as pessoas.
  2. Uma recompensa parcial para aqueles que são seletivos na sua maneira de demonstrar apreciação pelas pessoas.
  3. Nenhuma recompensa para aqueles que tratam Deus e a Sua criação com indiferença.
John demonstra como a cultura popular luta contra a prática de honrar pais, líderes e filhos, e também como a sociedade resiste à autoridade, revelando as conseqüências dessa desobediência.
Este livro impressionante revela o segredo de recebermos mais das bênçãos de Deus através da honra... e ao fazê-lo, ele revoluciona a sua fé.

No capítulo 11, John Bevere trata da dupla honra, concedida àqueles que honram as suas autoridades espirituais. É um assunto de extrema importância e que tem sido negligenciado ou deturpado ao longo dos anos. Como tantos outros princípios que foram perdidos, creio que é hora de restaurá-los. Esse livro, especialmente o trecho que trago aqui, tem falado ao meu coração ao longo dos últimos anos. Espero que fale também ao seu coração, produzindo uma mudança de vida e permitindo que você desfrute da dupla honra.

Se esse ou algum outro livro do John Bevere impactaram positivamente a sua vida escreva nos comentários. E se este trecho mexeu com você e produziu mudanças na sua forma de viver, deixe seu depoimento.

Vamos ao trecho do livro:

Trecho do Capítulo 11, “Dupla Honra” do livro "A Recompensa da Honra", de John Bevere

Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal" e "o trabalhador merece o seu salário". 1 Timóteo 5:17-18 (NVI)

Este é o único lugar em toda a Palavra de Deus onde você encontrará a expressão "dupla honra" referindo-se à questão da autoridade. Devemos dar aos ministros do Evangelho o dobro da honra que daríamos aos outros líderes.

Falando de forma prática, como isto é feito? O nosso comportamento e modo de falar com relação aos líderes cristãos devem ser cheios do máximo respeito. Devemos nos dirigir a eles formalmente, usando palavras como "pastor", "senhor" ou "senhora", conforme o caso, a não ser que nos orientem a agir de forma diferente. Devemos manter o contato olho no olho com eles durante todo o tempo em que estivermos mantendo uma conversa, e não devemos sair até que sejamos autorizados ou que saibamos que eles terminaram de falar conosco. Quando um líder ensina a Palavra, devemos ouvir atentamente. Permitir que a nossa mente vagueie é desonrá-lo. Lembre-se que a honra é demonstrada não apenas em ação e palavras, mas também por meio de pensamentos. Por este motivo, Paulo nos exorta: "Aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino" (1 Timóteo 4:13).

Conversar com quem está sentado ao nosso lado durante o culto é desonrar aquele que está falando, sem mencionar o próprio Espírito Santo. Todo tipo de interação pessoal deve ser deixado para depois da reunião. Também não devemos enviar bilhetinhos para os amigos, usar nossos telefones celulares, ou sair do culto, até que tenhamos sido formalmente liberados. Não devemos chegar atrasados aos cultos. Como nosso patrão reagiria se chegássemos ao trabalho com quinze minutos de atraso todas as manhãs? Nem pensaríamos em fazer isso! Por que faríamos o mesmo com relação aos horários dos cultos marcados por nossos líderes?

Devemos buscar formas de servir aos nossos líderes sem que eles nos peçam. Antecipe-se a eles e fique alerta com relação aos imprevistos. Devemos sempre procurar fazer as coisas da melhor maneira e estabelecer um padrão cada vez mais alto. Devemos nos esforçar na busca da excelência em tudo o que fazemos ao representá-los.

Se o seu líder lhe pedir para executar uma tarefa, esteja pronto e faça-o com excelência. Não apareça com uma roupa imprópria ou com o carro sujo. Você deve representar bem o seu líder. Houve ocasiões em que pessoas de outras igrejas foram me apanhar no aeroporto em carros entulhados de lixo e cacarecos. Pensei comigo mesmo: Como o líder desse ministério se sentiria se soubesse que um membro da equipe está transportando o seu convidado desta maneira? Ele desonrou não só a mim, mas também ao pastor que lhe pediu que fosse o meu anfitrião.

Lisa e eu temos uma grande equipe de aproximadamente 50 pessoas. Fico impressionado com a forma como eles nos tratam. Quando chego ao meu escritório, encontro sempre um copo de água fresca sobre minha mesa. Muitas vezes, quando não estou olhando, eles pegam as chaves do meu carro, levam-no até o posto e o abastecem, mesmo que ainda haja uma boa quantidade de gasolina no tanque. E certificam-se de que o carro esteja sempre limpo. Não tenho uma vaga específica no estacionamento do nosso prédio, mas a equipe sempre deixa a vaga mais próxima à porta central desocupada para Lisa ou para mim.

Eles se levantam quando entro no escritório ou em uma sala de conferências, e me chamam de "senhor". Antes de me trazerem qualquer assunto, eles sempre procuram pesquisar o tema profundamente.

Antecipam-se às minhas perguntas e têm respostas preparadas antes que eu as faça. Qualquer pedido meu é sempre atendido imediatamente, e se um dos caminhos para a conclusão da tarefa encontrar uma barreira, eles continuam arduamente em atividade até o trabalho ser concluído. A tarefa só não é completada se for impossível. Mas antes que esta notícia seja trazida a mim, eles esgotam todos os recursos possíveis e imagináveis, e buscam alternativas ao pedido original.

A honra que eles nos dedicam é forte e determinada. Para impedir que isso suba à minha cabeça, lembro, antes de mais nada, que ao me honrarem, eles estão honrando a Jesus. Em segundo lugar, conscientizo-me plenamente da recompensa que receberão. Em terceiro lugar, tenho sempre em mente a razão pela qual eles nos servem: não querem que a nossa energia seja desperdiçada em coisas que possam nos distrair da nossa missão. Quanto mais Lisa e eu pudermos nos concentrar no que Deus nos chamou para fazer, mais as pessoas serão abençoadas. Trata-se de servir no Reino, e quando honramos uns aos outros (a forma como podemos honrar nossa equipe será vista nos próximos capítulos), cada um de nós agrada a Deus com maior eficácia.

Lisa e eu não estamos buscando honra. O fato de um líder buscar ou exigir honra é algo que está em desarmonia com o coração de Deus. Jesus disse: "Eu não busco a honra que procede dos homens" (João 5:41; AMP). Ele buscava somente a honra que vinha do Seu Pai e, certa vez, chegou a repreender os líderes de Sua época, dizendo: "Não admira que vocês não possam crer! Porque vocês alegremente se aplaudem uns aos outros, mas não se importam com o aplauso que vem do único Deus!" (João 5:44; NLT). Aqueles líderes buscavam o louvor e a honra dos homens para alimentar o seu ego, o seu orgulho e suas personalidades controladoras. Jesus recebia a honra de homens e mulheres por amor a eles e, principalmente, por amor ao Seu Pai.

Nós, também, como crentes, devemos entender plenamente que a honra que nos é dada deve ser repassada, em nossos corações, para Jesus e para o Pai; e devemos nos alegrar por causa dos que a dedicam a nós. Temos total consciência de que o Pai, por Sua vez, honrará aqueles que nos honram; os tais receberão uma recompensa. Não há como enfatizar este ponto de outra maneira: não importa quem você seja; se busca ser honrado por qualquer outra razão, você está resvalando por um caminho que não leva à vida e à piedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O amor imprudente de Deus (Reckless Love - Cory Asbury)

Três tipos de pessoas que o Senhor procura (com canções de Petra)