O Temor de Cristo, por Timothy Keller
"Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." Efésios 5,21 Paulo afirma que devemos nos sujeitar uns aos outros "no temor de Cristo". Várias traduções modernas usam a expressão "reverência", mas Paulo nos instrui, literalmente, a fazê-lo por temor a Cristo . O termo "reverência" não é forte o suficiente para transmitir a ideia que Paulo tem em mente nessa passagem, ao passo que a palavra "temor" pode ser enganosa, pois alguns leitores podem associá-la a medo. Então, qual o significado? Quando voltamos para o Antigo Testamento, em que a expressão "temor do Senhor" é bastante comum, deparamos com algumas formas de uso curiosas. Em várias ocasiões, o temor do Senhor é associado a grande alegria . Provérbios 28,14 diz: "Feliz é o homem que teme ao Senhor". Como é possível viver em temor constante e ser feliz? Talvez uma passagem ainda mais surpreendente seja Salmos 130,4, que que o salmista declara: ...