3 livros para ajudar a ler e compreender a Bíblia

Billy Graham tem uma boa sugestão de como ler a Bíblia: "Aos poucos, com calma e de forma sistemática".

Para auxiliar na leitura e compreensão da Bíblia, quero sugerir 3 livros introdutórios. Vamos a eles:

1- Entendes o que lês?, de Gordon Fee & Douglas Stuart



Esse é um livro para se ler uma única fez, talvez consultar eventualmente. As grandes contribuições dele estão no método de interpretação bíblica e nos formas de identificar e ler os diversos estilos literários que compõem a Bíblia. 

A sinopse oficial do livro é a seguinte:

“Entendes o que lês?” Essa pergunta foi feita por Filipe, há muito anos, a um eunuco, alto oficial da rainha da Etiópia, que estava lendo o livro de Isaías sem nada compreender. Lucas narra em Atos a resposta desafiante do eunuco: “Como posso entender se não há ninguém para me explicar?”.
O tempo passou, mas o desafio continua, pois hoje não são poucos que, a exemplo do eunuco, admitem não conseguir entender a Bíblia. Foi pensando nessas pessoas que Gordon Fee e Douglas Stuart escreveram este livro.

Nesta nova edição, o leitor desfrutará de um livro totalmente atualizado. Inclusive com o acréscimo de um capítulo que trata sobre a questão da tradução da Bíblia e o uso das diversas versões para a tarefa da interpretação bíblica.

Outra análise do livro descreve assim os aspectos mais relevantes do livro:

Este livro vai expor importantes princípios que ajudará o leigo a entender melhor e aplicar melhor as letras sagradas. Para começar os autores fazem uma importante e calar distinção entre exegese e hermenêutica bíblicas. Exegese se refere ao sentido do texto para os leitores originais. Hermenêutica por sua vez busca a aplicação das passagens para o dia de hoje. Como resultado, mesmo textos que hoje não são relevantes visto não existirem mais as condições existentes para os leitores originais, oferecem para nós hoje preciosos princípios. 

O segundo aspecto no qual o livro oferece enorme contribuição é reconhecer e trabalhar com o fato de que apesar da unidade existente na Bíblia, ela é composta por diversos tipos diferentes de literatura e cada uma delas demanda focos diferentes de interpretação. Com este conceito em vista, tudo se torna mais simples. 


Nela temos leis cerimoniais e jurídicas, história, literatura sapiencial, literatura epistolar, cânticos, orações, biografias, literatura profética e o raro estilo apocalíptico, cada um deles apresentando sua próprias características com suas próprias dificuldades. Após a leitura desta obra, o leitor com certeza terá um entendimento muito mais claro do conteúdo sagrado e não se assustará com as dificuldades encontradas no percurso. 

2- Guia fácil Para entender a Bíblia, de Larry Richards

Direto das resenhas do livro vem a explicação do que você vai encontrar nele:

O Livro Guia Fácil para Entender a Bíblia escrito por Larry Richards, fala tudo o que você sempre quis saber sobre a Palavra de Deus reunido e organizado de maneira simples e acessível.

Este livro, tem uma linguagem clara e acessível que nos faz compreender de forma didática e fácil que leva o leitor a expandir seus conhecimentos sobre o texto sagrado.

O Livro Guia Fácil para Entender a Bíblia, tem tabelas, esquemas, ilustrações, gráficos e questões de estudo, que auxiliar o leitor a entender além do contexto histórico e político que cada livro foi escrito, mas também a mensagem central que eles têm a passar ainda hoje.

A Bíblia levou 1.500 anos para ser escrita.
Você não precisa de tanto tempo para compreendê-la.

A Bíblia é o maior best-seller de todos os tempos, mas também pode ser difícil de entender. Esse guia apresenta um panorama dos 66 livros do Velho e Novo Testamento, incluindo os detalhes divinos e grandes momentos, tirando as dúvidas que você sempre teve sobre a palavra de Deus.

Considero um bom livro para ler à medida em que se vai lendo os livros da Bíblia, como uma introdução à leitura. Ele vai trazer um contexto histórico, divisão do livro, estilo literário e outras informações importantes. Também acredito que é um bom livro para ter como referência e consultar de tempos em tempos.

3- Como Ler a Bíblia Livro por Livro, de Gordon Fee & Douglas Stuart



A resenha oficial do livro explica muito bem o seu propósito e composição:

Um Guia passo a passo para a leitura de Gênesis a Apocalipse

Ler a Bíblia não precisa ser uma jornada sem rumo através de um território estranho e desnorteante. Como um experiente guia turístico. Como ler a Bíblia livro por livro pega você pela mão e conduz ao longo das Escrituras. Para cada livro da Bíblia, os autores começam com um retrato instantâneo, depois abrem o foco para ajudar você a entender melhor os elementos-chave do livro e perceber como ele se encaixa na narrativa maior da Bíblia.

Num estilo interativo e envolvente. Gordon Fee e Douglas Stuart conduzem o leitor através de um dado livro da Bíblia, usando sua singular abordagem progressiva.

Informações básicas: Dados concisos que dão uma ideia resumida do livro

Visão Geral: Um breve panorama que introduz os conceitos e temas essenciais e os principais marcos do livro.

Orientação para a leitura: Indicadores para a compreensão precisa dos detalhes e da mensagem do livro no ambiente das circunstância especificas da sua composição.

Uma caminhada por: O guia passo a passo através das seções de cada livro que ajuda você a ter uma visão panorâmica do todo e a perceber como as diferentes partes se integram nesse todo. Aqui você é conduzido pela mão, por assim dizer, e ouve repetidas vezes: “Veja isto”

Este livro pode ser usado em conjunto com a outra obra dos mesmos autores, Entendes o que Lês? Também pode ser usado de maneira independente como um guia confiável para ajudar você na leitura e compreensão da Bíblia.

Considero que esse livro também pode ser utilizado como uma introdução à leitura bíblica sistemática. Ele também pode ser utilizado como fonte de consulta esporádica para aprofundamento em algum livro da Bíblia ou texto específico.

Gostou das dicas? Tem alguma outra sugestão de livros para auxiliar na leitura bíblica? Escreva nos comentários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O amor imprudente de Deus (Reckless Love - Cory Asbury)

Três tipos de pessoas que o Senhor procura (com canções de Petra)

Dupla Honra, por John Bevere