Um breve estudo sobre a ousadia

Em Cristo, temos ousadia e acesso a Deus com confiança, mediante a fé nele.  (Efésios 3:12)


SIGNIFICADO

Ousadia, do original grego parrhesia:

1. liberdade na fala, sem reservas na fala
a) abertamente, francamente, ou seja, sem ocultação
b) sem ambiguidade ou circunlocução
c) sem o uso de figuras e comparações
2. Confiança livre e destemida, coragem alegre, ousadia, garantia
3. Comportamento pelo qual alguém se torna visível ou assegura a publicidade

Esse termo aparece 31 vezes no Novo Testamento.

OUSADIA PARA FALAR AOS HOMENS

Nos textos abaixo, que se encontram principalmente nos evangelhos e em algumas epístolas, parrhesia normalmente significa falar abertamente, publicamente,  com coragem, ousadia e liberdade. 

A maioria dos textos se refere a Jesus, mas alguns também se referem aos apóstolos e depois a Paulo, assim como ele recomenda a seus próprios discípulos.

E isto ele expunha claramente. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo.  (Marcos 8:32)

Entretanto, ninguém falava dele abertamente, por ter medo dos judeus. (João 7:13)

Eis que ele fala abertamente, e ninguém lhe diz nada. Será que as autoridades reconhecem de fato que este é o Cristo? (João 7:26)

Então os judeus o rodearam e disseram: — Até quando você nos deixará nesse suspense? Se você é o Cristo, diga francamente. (João 10:24)

Então Jesus lhes disse claramente: — Lázaro morreu.  (João 11:14)

Assim sendo, Jesus já não andava publicamente entre os judeus, mas retirou-se para uma região vizinha ao deserto, para uma cidade chamada Efraim, onde permaneceu com os discípulos. (João 11:54)

 — Essas coisas eu falei a vocês por meio de figuras. Vem a hora em que não falarei mais por meio de figuras, mas falarei a vocês claramente a respeito do Pai. Então os seus discípulos disseram: — Agora o senhor fala claramente e não emprega nenhuma figura. (João 16:25,29)

Jesus lhe respondeu: — Eu tenho falado francamente ao mundo. Sempre ensinei, tanto nas sinagogas como no templo, onde todos os judeus se reúnem, e não disse nada em segredo. (João 18:20)

— Irmãos, permitam-me falar-lhes claramente a respeito do patriarca Davi: ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. (Atos 2:29)


Algumas traduções utilizam o termo por intrepidez (ARA) ou coragem (NVI, NVT):

Ao verem a ousadia de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, ficaram admirados; e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia, Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus. (Atos 4:13,29,31)

Pregava o Reino de Deus, e, com toda a ousadia, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum. (Atos 28:31)

Tendo, pois, tal esperança, agimos com muita ousadia. (2 Coríntios 3:12)

Estou sendo bem franco com vocês e tenho muito orgulho de vocês. Sinto-me grandemente confortado e transbordo de alegria em meio a toda a nossa tribulação. (2 Coríntios 7:4)

E orem também por mim, para que, no abrir da minha boca, me seja dada a palavra, para com ousadia tornar conhecido o mistério do evangelho, (Efésios 6:19)

Minha ardente expectativa e esperança é que em nada serei envergonhado, mas que, com toda a ousadia, como sempre, também agora, Cristo será engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. (Filipenses 1:20)

E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz. (Colossenses 2:15)

Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançarão para si mesmos uma posição de honra e muita ousadia na fé em Cristo Jesus. (1 Timóteo 3:13)

Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para ordenar a você o que convém ser feito, (Filemom 1:8)

OUSADIA DIANTE DE DEUS

Nos textos a seguir vemos o mesmo termo (parrhesia) aplicado com relação a Deus, em contraste com a ousadia de falar diante dos homens, observada nos textos anteriores. É importante ter em mente a mesma ideia de falar abertamente, com coragem, ousadia e liberdade.

Essa ousadia ou confiança só é possível mediante o sacrifício de Cristo, que pelo seu sangue aplacou a ira de Deus contra nós, nos deu a adoção de filhos e o livre acesso ao trono da graça. Dessa forma, podemos chegar com confiança diante de Deus e pedir tudo aquilo que Jesus nos concedeu.

Através do Espírito Santo, enviado por Jesus e que agora habita em nós e intercede por nós de forma perfeita junto ao Pai, temos acesso ao Deus Soberano e a tudo que ele nos reservou.
Observe nos textos abaixo essa liberdade conquistada por Cristo para nós e entregue para ser usufruída:

Em Cristo, temos ousadia e acesso a Deus com confiança, mediante a fé nele. (Efésios 3:12)

Cristo, porém, como Filho, é fiel em sua casa. Esta casa somos nós, se guardarmos firme a ousadia e a exultação da esperança. (Hebreus 3:6)

Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno. (Hebreus 4:16)

Portanto, meus irmãos, tendo ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, pela sua carne, Portanto, não percam a confiança de vocês, porque ela tem grande recompensa. (Hebreus 10:19-20,35)

E agora, filhinhos, permaneçam nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados, tendo de nos afastar dele no dia da sua vinda. (1 João 2:28)

Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. (1 João 3:21-22)

Nisto o amor é aperfeiçoado em nós, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, assim como ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado no amor. (1 João 4:17-18)

E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. (1 João 5:14-15)


UM CONTRASTE ENTRE OS REIS DESTE MUNDO E O NOSSO DEUS

“Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei sabem que, para qualquer homem ou mulher que, sem ser chamado, entrar no pátio interior para falar com o rei, não há outra sentença que não a de morte, a não ser que o rei estenda para essa pessoa o cetro de ouro, para que viva. E eu, nestes trinta dias, não fui chamada para comparecer diante do rei.” (Ester 4:11)

Se um Rei desse mundo pune um súdito que chegue diante dele sem ser chamado, o que esperar do Deus santo, que habita nos céus? Como Isaías na sua visão do Trono da Glória, ou João quando teve a visão de Jesus, só nos restaria esperar à morte ao nos aproximarmos Dele.

Mas por sua bondade Ele providenciou uma forma de podermos nos aproximar dele sem sermos mortos. O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado e Seu Espírito nos sela como seus filhos. Sendo assim, podemos entrar diante Dele sempre que quisermos, temos livre acesso para não só entrar mas também falar, pedir, adorar, nos relacionar com o Rei da Glória. Mais adiante do que apenas entrar, podemos habitar nesse lugar, permanecer em sua presença o tempo todo.

Essa é a grande e boa notícia do evangelho de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O amor imprudente de Deus (Reckless Love - Cory Asbury)

Três tipos de pessoas que o Senhor procura (com canções de Petra)

Dupla Honra, por John Bevere