Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.


Em Gálatas, Paulo nos fala sobre o fruto do Espírito:

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23,25

Um pouco mais adiante, Paulo continua dizendo:

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gálatas 5:25



Vivermos no Espírito significa que nascemos do Espírito, isto é, que nascemos de novo. Dissemos ‘sim’ a Ele. Aceitamos a Jesus e o reconhecemos como Salvador e Senhor de nossas vidas. Fomos vivificados de forma sobrenatural pelo Espírito Santo. Ele nos deu uma nova vida, não a vida natural ou carnal, mas a vida espiritual. Fomos selados pelo seu Espírito e ele passou a habitar em nós. É um evento que aconteceu em um momento da nossa história, de forma pontual e definitiva.

Andarmos no Espírito significa caminhar em ordem, ter uma direção dada por alguém, não se desviar dessa direção e chegar no lugar estabelecido. Significa que aquele que veio morar em nós, agora vai também nos guiar pelo caminho. Quer dizer que vamos andar, com todos aqueles que nasceram do Espírito, em ordem e na mesma direção. O próprio Espírito Santo, habitando em nós, nos guiará.

A profecia que foi dada através da boca do profeta Isaías, já falava sobre isso:

Quando vocês se desviarem para a direita ou para a esquerda, ouvirão atrás de vocês uma palavra, dizendo: “Este é o caminho; andem nele.” Isaías 30:21

Jesus reafirmou a mesma verdade, de que o Espírito Santo nos guiaria nessa caminhada:

Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. João 16:13a

No entanto, Jesus acrescentou que ele não falaria “de trás” de nós, como Isaías profetizou, mas “de dentro” de nós:

é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês. João 14:17

Dessa forma, andamos no Espírito quando continuamos a caminhar naquilo que um dia recebemos, ou seja, a salvação, a renovação da mente e o Espírito Santo vivendo em nós. Ele nos aponta o caminho; nós o ouvimos e seguimos.

Juntando as duas partes, podemos concluir que vivermos passa a ideia de algo que aconteceu no passado, de uma vez por todas, enquanto andarmos nos faz lembrar da continuidade da caminhada cristã até o alvo, que é Cristo.

Ambos (viver e andar) dependem, em parte, de nossa decisão e vontade, em aceitarmos e continuarmos andando. Ambos dependem também do Espírito Santo, que nos aproximou de Deus e nos fez renascer e que agora nos ajuda na caminhada.

Isso retrata a incrível parceria entre nós e o Espírito Santo, proposta por Deus a nós e da qual Jesus falou com tanta empolgação antes de subir ao céus. A respeito disso, nosso mestre falou:

Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. João 16:7


É nessa parceria em termos a vida do Espírito em nós (uma vez para sempre)  e andarmos no Espírito (com fé, constância e perseverança) que o fruto do Espírito será desenvolvido e produzido em nós. Seremos cada vez mais parecidos com Jesus e isso será reconhecido e usufruído por todos ao nosso redor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O amor imprudente de Deus (Reckless Love - Cory Asbury)

Três tipos de pessoas que o Senhor procura (com canções de Petra)

Dupla Honra, por John Bevere