Salmos - Uma introdução

INFORMAÇÕES BÁSICAS

  • Autor: Vários autores, incluindo Davi, Asafe, Salomão e outros.
  • Conteúdo: 150 Salmos ricamente diversos que, na organização em que os temos, serviram de "hinário" ao judaísmo pós-exílico (segundo templo).
  • Data da composição: os salmos em si datam do começo da monarquia até um tempo após o Exílio (c. 1000 a 400 a.C.); a coleção de salmos na sua forma atual talvez seja parte do movimento de reforma refletido em Crônicas e em Esdras-Neemias.
  • Tema central: Os Salmos são uma coleção de poemas e hinos que expressam uma variedade de emoções, incluindo louvor, adoração, súplica, arrependimento e gratidão a Deus. O livro aborda a vida espiritual e a relação do ser humano com o divino, fornecendo inspiração, conforto e orientação em diferentes circunstâncias da vida.
O livro de Salmos é um livro de orações cantadas. Não é Deus falando com o povo; é o povo falando com Deus. Não é um livro de doutrinas, regras ou leis.

ORGANIZAÇÃO DO LIVRO

Originariamente consistiam em 147 salmos diferentes:
  • um salmo ocorre duas vezes: 14 e 53; 
  • dois salmos foram divididos, respectivamente, em duas partes: 9 e 10; 42 e 43
A coleção foi organizada na forma de cinco livros, provavelmente tendo em vista o Pentateuco ("Davi", dessa forma, corresponde a "Moisés"):
  • Introdução (Salmos 1 e 2)
    • Salmo 1: A benção de seguir a lei de Deus
    • Salmo 2: O promessa do Messias
  • Livro 1 (Salmos 3-41):
    • Conflito entre Davi e Saul.
    • Todos menos os salmos 1, 2 e 33 intitulados "de Davi"
  • Livro 2 (Salmos 42-72)
    • Dinastia de Davi.
    • Salmos 42-50 "dos filhos de Corá" ou "de Asafe"; 
    • Salmos 51-70 "de Davi"; concluindo com um "de Salomão" 
    • Salmo 72; observe que o salmo 71 não tem título, com uma observação no fim, "Terminam aqui as orações de Davi, filho de Jessé"
  • Livro 3 (Salmos 73-89)
    • Crise na assíria do século VIII.
    • todos intitulados, em geral "de Asafe" ou "dos filhos de Corá"
  • Livro 4 (Salmos 90-106)
    • Introspecção sobre a destruição do templo e exílio
    • A maioria sem título, com exceção dos salmos 101 e 103 ("de Davi")
  • Livro 5 (Salmos 107-145)
    • Louvor e reflexão sobre o retorno do exílio e início da nova era.
    • A maioria sem título, mas quinze são "de Davi", incluindo Salmos 138-145; também inclui quinze "cânticos dos degraus" (120-134).
  • Conclusão (Salmos 146-150):
    • Louvor a Deus.
    • Salmos de “Aleluia”
Cada livro conclui com uma doxologia semelhante (41.13; 72.18,19; 89.52; 106.48; e todo o salmo 150). Nos primeiros quatro casos, elas não são parte do salmo original; tratam-se, antes, de obra do compilador final, e servem para concluir os livros em si. 

COLEÇÕES

Embora a organização atual derive do período pós-exílico, ela também mantém a integridade das coleções menores que já eram usadas como parte da história contínua de Israel. 
  • Salmos davídicos: 3-41; 51-70; 138-145
  • Salmos de "Asafe/filhos de Corá": 42-50; 73-88
  • Deus como rei: 93-100
  • Salmos de louvor: 103-107
  • Cânticos de degraus/da subida (cânticos de peregrinação): 120-134
  • Salmos de Aleluia: 111-113 e 146-150

AUTORES

Os Salmos foram escritos por diversos autores, principalmente por Davi, que escreveu quase metade deles. Muitos salmos são anônimos.
  • Davi - 73 salmos (Salmos 3-9, 11-32, 34-41, 51-65, 68-70, 86, 101, 103, 108-110, 122, 124, 131, 133, 138-145)
  • Asafe - 12 salmos (Salmos 50, 73-83)
  • Filhos de Corá - 11 salmos (Salmos 42, 44-49, 84-85, 87-88)
  • Salomão - 2 salmos (Salmos 72, 127)
  • Hemã, o ezraíta - 1 salmo (Salmo 88)
  • Etã, o ezraíta - 1 salmo (Salmo 89)
  • Salmos anônimos - Aproximadamente 48 salmos (Salmos 1-2, 10, 33, 43, 66-67, 71, 91-100, 102, 104-107, 111-121, 123, 125-126, 128-130, 132, 134-137, 146-150)

OS SALMOS COMO UM TEMPLO LITERÁRIO

Os Salmos recontam toda a história da humanidade, desde o jardim do Éden (Sl 1), passando pela promessa do Messias (2), depois passa por diversas partes da história do povo judeu no Egito, no deserto, as conquistas, o exílio e retorno, finalizando com a adoração final a Deus (146-150).

O livro de Salmos foi organizado após a destruição do templo pelos babilônios, com a intenção de ser um templo móvel onde o povo poderia estar na presença de Deus e fazer parte da história do reino de Deus.

Ao “entrar” no livro de Salmos, você se encontra com Deus e ouve toda a história do Reino de Deus, cantada em poesia.

Observe como Davi fala do templo de Deus ao longo de todo o livro de Salmos, mesmo que o templo ainda não existisse. Quando o livro foi organizado o templo já não existia mais e os salmos serviram para ensinar o povo a esperar pela reconstrução do templo. Davi foi como um professor de oração para as gerações futuras, incluindo a nossa. Ele nos ensina a meditar, orar e cantar, buscando a sabedoria e a justiça de Deus neste mundo, enquanto esperamos a vinda do Messias e do reino de Deus.

A INTRODUÇÃO

Os Salmos 1 e 2 são considerados salmos introdutórios e estabelecem temas e perspectivas-chave encontrados no conjunto do livro de Salmos.

O Salmo 1 é frequentemente chamado de "Salmo do Justo" e descreve a pessoa abençoada que encontra alegria e prosperidade em seguir a lei de Deus (instrução e sabedoria). Essa pessoa vive no jardim de Deus (templo), e floresce eternamente, pois está plantada junto ao rio da vida de Deus. 

Ele contrasta o caminho do justo com o caminho dos ímpios, enfatizando a importância de meditar na lei de Deus dia e noite. O Salmo 1 enfatiza a bênção e a estabilidade daqueles que se deleitam na Palavra de Deus.

Após a rebelião do homem, Deus fez uma promessa de um ser humano que esmagaria a cabeça da serpente, derrotaria o mal e restauraria o mundo. Essa promessa é feita no Salmo 2.

Sendo assim, o Salmo 2, conhecido como o "Salmo do Messias", retrata a soberania e o poder de Deus sobre os reis e nações da Terra. Ele proclama o plano de Deus de estabelecer o seu ungido, o Messias, como rei supremo. O Salmo 2 revela a vitória final de Deus sobre as forças rebeldes e exorta os reis e governantes a se submeterem ao Senhor.

Os principais temas do livro são apresentados nesses dois salmos: O templo, a lei, o Messias e o reino de Deus. 

O livro de Salmos é um livro de oração do povo de Deus, que busca ser fiel a sua lei e estar na sua presença, enquanto aguarda a chegada do rei messiânico para estabelecer o seu reino.

OS SENTIMENTOS RETRATADOS NOS SALMOS

  • Louvor e adoração a Deus: 9, 18, 30, 33, 47, 95, 100, 103, 108, 111, 113, 117, 134, 135, 145-150
  • Gratidão: 9, 18, 30, 34, 40, 66, 92, 95, 100, 103, 107, 116, 118, 136, 138, 139, 145
  • Alegria: 5, 16, 21, 27, 30, 32, 33, 47, 51, 66, 67, 92, 95, 98, 100, 126, 149, 150
  • Esperança: 23, 27, 33, 39, 42, 62, 71, 91, 121, 130, 131, 146
  • Arrependimento: 6, 32, 38, 51, 102, 130, 143
  • Lamentação e tristeza: 6, 13, 22, 42, 43, 77, 88, 102, 130, 143
  • Angústia e desespero: 22, 31, 42, 43, 55, 69, 77, 88, 102, 116, 130, 143
  • Solidão: 25, 27, 38, 69, 73, 102, 142
  • Medo e temor: 3, 4, 9, 27, 31, 34, 46, 55, 56, 91, 118
  • Ira e indignação: 2, 6, 7, 10, 35, 59, 83, 94, 109, 137

SALMOS MESSIÂNICOS

Quando Jesus ressurreto se encontrou com dois dos seus seguidores que pouco entendiam sobre a sua morte e da sua ressurreição, “começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lucas 24.27). 

Algumas profecias específicas sobre o Messias (Jesus) nos Salmos:
  1. Salmo 2.7 > Mateus 3.17 (Deus declarará o Messias, Jesus, seu Filho)
  2. Salmo 8.6 > Hebreus 2.8 (Todas as coisas serão postos debaixo dos pés do Messias
  3. Salmo 16.10 > Marcos 16.6-7 (Ressuscitará da morte)
  4. Salmo 22.1 > Mateus 27.46 (Deus o desamparará na hora da necessidade)
  5. Salmo 22.7-8 > Lucas 23.35 (Será zombado e insultado)
  6. Salmo 22.16 > João 20.25, 27 (Suas mãos e seus pés serão perfurados)
  7. Salmo 22.18 > Mateus 27.35-36 (Lançarão sorte pelas suas vestes)
  8. Salmo 34.20 > João 19.32-33, 36 (Nenhum osso será quebrado)
  9. Salmo 35.11 > Marcos 14.57 (Será acusado por testemunhas iníquas)
  10. Salmo 35.19 > João 15.25 (Será odiado sem motivo)
  11. Salmo 40.7-8 > Hebreus 10.7 (Virá para fazer a vontade de Deus)
  12. Salmo 41.9 > Lucas 22.47 (Será traído por um amigo)
  13. Salmo 45.6 > Hebreus 1.8 (Seu trono será eterno)
  14. Salmo 68.18 > Marcos 16.19 (Assentar-se-á à destra de Deus)
  15. Salmo 69.9 > João 2.17 (O zelo pela casa de Deus o consumirá)
  16. Salmo 69.21 > Mateus 27.34 (Receberá fel e vinagre para beber)
  17. Salmo 72.1-5, 17 > Lucas 1.32-33 (Terá um reino eterno)
  18. Salmo 72.8-11, 19 > João 1.5-9; Atos 13.47-48 (Téra um reino mundial)
  19. Salmo 72.2-4 > Lucas 4.17-19 (Julgará com justiça e eqüidade)
  20. Salmo 78.2 > Mateus 13.34 (Falará em parábolas)
  21. Salmo 109.4 > Lucas 23.34 (Orará a favor dos seus inimigos)
  22. Salmo 109.8 > Atos 1.20 (O encargo do seu traidor será tomado por outro)
  23. Salmo 110.1 > Mateus 22.44 (Os seus inimigos serão colocados debaixo dos seus pés)
  24. Salmo 110.4 > Hebreus 5.6 (Será um sacerdote semelhante a Melquisedeque)
  25. Salmo 118.22 > Mateus 21.42 (Será uma pedra angular)
  26. Salmo 118.26 > Mateus 21.9 (Virá em nome do Senhor)

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