AS COLUNAS DE NUVEM E DE FOGO
Os principais textos bíblicos que falam sobre a coluna de nuvem e a coluna de fogo, que guiavam e protegiam o povo de Israel no deserto, são:
1. Êxodo 13:21-22
"O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e, de noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite."
2. Êxodo 14:19-20
"Então o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles e se pôs atrás deles, colocando-se entre o acampamento dos egípcios e o acampamento de Israel. A nuvem era escuridão para aqueles, mas para estes iluminava a noite, de modo que, durante toda a noite, não puderam aproximar-se uns dos outros."
3. Êxodo 14:24
"Na vigília da manhã, o Senhor, na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e criou confusão no meio deles."
4. Êxodo 33:9-10
"Quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. Todo o povo via a coluna de nuvem parada à porta da tenda; e todo o povo se levantava e adorava, cada um à porta da sua tenda."
5. Números 9:15-23
Este trecho descreve como a coluna de nuvem guiava os israelitas:
"No dia em que o tabernáculo foi levantado, a nuvem o cobriu, a saber, a tenda do testemunho; e, à tarde, havia sobre o tabernáculo uma aparência de fogo até pela manhã. Assim acontecia sempre: a nuvem o cobria de dia, e havia aparência de fogo à noite. Quando a nuvem se levantava de sobre a tenda, então os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam."
6. Números 14:14
"E dirão aos moradores desta terra: 'Eles ouviram que tu, Senhor, estás no meio deste povo, pois tu, Senhor, és visto face a face; a tua nuvem está sobre eles e vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite.'"
7. Neemias 9:12 e 19
"Tu os guiaste de dia por uma coluna de nuvem e de noite por uma coluna de fogo, para que iluminasse o caminho por onde haviam de andar." (v. 12)
"Ainda assim, tu, pela tua muita misericórdia, não os abandonaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se afastou deles de dia para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo, de noite, para lhes iluminar o caminho por onde haviam de andar." (v. 19)
Esses versículos mostram como Deus guiava, protegia e confirmava Sua presença no meio do Seu povo através de a coluna de nuvem e a coluna de fogo.
VERTICAIS OU HORIZONTAIS?
A coluna de nuvem e a coluna de fogo são descritas na Bíblia como elementos verticais, subindo do chão para o céu. O próprio termo "coluna" sugere uma estrutura ereta, como um pilar.
Algumas razões que indicam essa verticalidade:
1. Terminologia – O hebraico usa a palavra ammud (עַמּוּד), que significa "coluna" ou "pilar", algo tipicamente vertical.
2. Aparência no Tabernáculo – Em Êxodo 33:9-10, a nuvem descia e ficava sobre a tenda, indicando uma posição vertical.
3. Direção – Números 9:15-23 descreve que a nuvem subia e descia, determinando quando o povo devia marchar ou acampar. Se fosse horizontal, esse movimento de "subir" não faria sentido.
4. Abertura do Mar Vermelho – Em Êxodo 14:19-20, a coluna de nuvem se moveu para trás do povo para separá-los dos egípcios. Se fosse horizontal, seria mais difícil imaginar como serviu de barreira entre os dois exércitos.
Portanto, tudo indica que a coluna era vertical, subindo dos céus e permanecendo sobre o povo como um sinal visível da presença de Deus.
UM CONTRAPONTO EM SALMOS
O texto de Salmo 105:39 diz:
"Ele estendeu uma nuvem para lhes fazer sombra e um fogo para iluminar a noite." (NAA)
Esse versículo acrescenta um detalhe interessante: além de guiar o povo, a coluna de nuvem também fazia sombra, protegendo-os do sol escaldante do deserto. Isso sugere que, além de ser uma coluna vertical, a nuvem podia se expandir horizontalmente para cobrir o acampamento de Israel.
Portanto, embora a coluna de nuvem parecesse um pilar vertical enquanto guiava o povo, ela também podia se espalhar para fornecer sombra durante o dia. Já a coluna de fogo continuava cumprindo seu papel de iluminação e proteção durante a noite.
OS DESLOCAMENTOS DO POVO NO DESERTO
Na Bíblia, há registros sobre os deslocamentos do povo hebreu durante o período no deserto, embora não haja um número exato de vezes que o povo se movimentou. O livro de Números, por exemplo, detalha várias jornadas e acampamentos do povo de Israel enquanto atravessava o deserto, mas não fornece uma contagem total dos movimentos.
O capítulo 33 de Números faz um resumo detalhado das etapas da jornada, listando os lugares onde os israelitas acamparam desde a saída do Egito até a chegada à terra prometida. Essa lista contém 42 paradas, mas alguns desses locais podem ter sido mais ou menos permanentes ou temporários, dependendo do contexto.
A movimentação do povo foi marcada por obedecer às direções de Deus, com o Tabernáculo sendo levado de um lugar a outro sempre que a nuvem da presença de Deus se movia.
Comentários
Postar um comentário